Arquivo do blog

quarta-feira

VIGÍLIA EUCARÍSTICA DA QUINTA-FEIRA SANTA

VIGÍLIA EUCARÍSTICA
DA QUINTA-FEIRA SANTA



1ª Parte
INTIMIDADE COM DEUS

Monição inicial:
Obedecendo o pedido da Igreja, queremos, diante do Santíssimo Sacramento, nesta vigília de oração, acompanhar Nosso Senhor em sua agonia, rezar por todas as vocações, pela santificação dos Sacerdotes, pela caminhada de nossa Paróquia e por todos os nossos irmãos que residem dentro do nosso território paroquial. Entramos hoje de modo profundo, no Mistério da morte e ressurreição de Jesus que aqui está. Façamos deste momento uma oportunidade profunda de entrega total de nossa existência a Deus. Pensemos na gravidade de nossos pecados e imploremos ao Senhor neste momento a sua misericórdia.
Canto: podemos cantar um breve refrão a Jesus.
Todos: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos adoramos profun-damente vos oferecemos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que ele mesmo é ofendido. E, pelos méritos infinitos do seu santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, vos pedimos a conversão de todos nós pobres pecadores.
D. Jesus, Filho do Pai Eterno, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro!
T. Nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças, Filho de Deus que vieste até nós e quiseste permanecer conosco no Mistério insondável do Santíssimo Sacramento.
Leitor 1: No Evangelho de São João, lemos: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe” (Jo, 1-3). A Palavra se fez carne, nesta quinta-feira santa se fez Eucaristia para permanecer com sua Igreja. Eis o nosso maior Tesouro!
T. Nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças, Jesus, Filho de Deus Eterno e nosso irmão na carne.
D. No silêncio do nosso coração conversamos com Jesus de amigo para amigo, pedindo perdão pelas faltas, ou agradecendo por tantas graças que recebemos, ou ainda louvando, conforme sentimos em nossos corações. Façamos um breve silêncio para um diálogo íntimo com Deus. (pausa de aproximadamente 3 min.)
Canto:
Vós sois meu Pastor, ó Senhor: nada me faltará se me conduzis.
1. Em verdes pastagens feliz eu descansei, em vossas águas puras eu me desalterei.
2. No vale das sombras o mal é vão temer. Se vos tenho ao meu lado, por que desfalecer?
3. Pusestes minha mesa para o festim real. Ungistes-me a cabeça com óleo divinal.
2ª Parte
BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS SUAS OVELHAS

D. Graças e louvores sejam dadas incessantemente a ti, Cristo Jesus, nosso Pastor e Cordeiro.
T. Nós vos adoramos e vos agradecemos, Senhor, porque diariamente renovas sobre o altar o Sacrifício da Cruz, oferecendo-te ao Pai como dádiva de amor, reparação, gratidão e como viva súplica por todos os que necessitam da graça divina.
Leitor 2. Nesta noite santa, temos a certeza de que És o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas! Eternizas, assim, de maneira profunda e singular, a vossa ação pastoral na santa Eucaristia. “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão” (Jo 10,27-28).
T. Jesus, bom Pastor, nós vos adoramos e nos entregamos a Vos!
D. “Dou a minha vida pelas minhas ovelhas” (Jo 10,15). Seu amor a nós é sem medida, é doação total! Somente com a sua graça seremos capazes de compreender um pouco a que extremo te levou: a imolar vossa vida por nós naquela Cruz na sexta-feira santa.
T. Jesus, Pastor e Cordeiro, ajuda-nos a também sacrificar tudo pela salvação das almas. Neste ano especial em que a Igreja no Brasil vive o protagonismo do leigo, transforma a nossa Paróquia em um território eucaristizado, em uma Comunidade missionária, faze com que o carisma de Santo Agostinho penetre profundamente no coração dos nossos religiosos e vocacionados, produzindo frutos de santidade, de mansidão, de fraternidade em nós e nos coloque ao lado de nossos irmãos, assim como vos colocaste ao lado dos discípulos de Emaús.
Leitor 3. Neste dia em que vos acompanhamos Jesus, assim como fizeram Pedro, Tiago e João, juntamente com os demais companheiros teus, nesta noite da Instituição da Eucaristia, queremos expressar algumas palavras que ali não escutastes.
T. Bendito aquele que vem em nome do Senhor; vem para nos redimir das nossas culpas!
D. Com o mesmo amor com que acolheste as aclamações do domingo de ramos, abraçaste toda a dor e sofrimento para realizar a obra que o Pai te confiou.
T. Bendito aquele que vem e aqui está em nome do Senhor, para nos oferecer a salvação!
D. Salvador e Senhor nosso, que vieste para nos purificar do pecado, digna-te levar para o teu Reino todos aqueles que te seguem, carregando livremente e por amor o peso da sua cruz, unindo-se a ti e à tua Paixão redentora.
T. Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Canto:
1. Queremos Deus, povo escolhido, em Jesus Cristo Salvador, que em Seu amor tem reunido assim o justo e pecador.
Da nossa fé ó Virgem / o brado abençoai; // Queremos Deus, que é nosso Rei / Queremos Deus, que é nosso Pai.
Leitura da Palavra de Deus

Ler da Bíblia: Evangelho de S. Lucas 22, 7-23

D. Neste ano, com a Campanha da Fraternidade, cria em tua Igreja ó Jesus a coragem de transformar o mundo. Dai aos cristãos a vontade de anunciar a Boa Nova da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação do espírito quaresmal.
T. Ajudai-nos a analisar e erradicar as múltiplas formas de violência, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas;
Leitor 1. Que identifiquemos o alcance da violência nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação a partir da misericórdia e da justiça em sintonia com o Ensino Social da Igreja.
Leitor 2. Que valorizemos a família, a Igreja e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor, da verdade e do perdão.
Leitor 3. Traz ao nosso coração a coragem de identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas de superação da desigualdade social e da violência, especialmente nas partes mais pobres do Brasil.
T. Ajudai-nos a estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência, na erradicação da corrupção, no uso da justiça e da disciplina.
D. Dai-nos a inquietude para que apoiemos os centros de direitos humanos, comissões de justiça e de paz, e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência. Que assim seja!
T. Amém!
3ª Parte
JESUS, SUMO E ETERNO SACERDOTE

D. Olhamos para ti ó Senhor, Sumo e Eterno Sacerdote, e aproximamo-nos de ti com hinos de louvor.
T. Adoro-Vos com devoção, Deus escondido, que sob estas aparências estais presente. A Vós se submete meu coração por inteiro, e ao contemplar-Vos se rende totalmente. A vista, o tato, o gosto sobre Vós se enganam, mas basta o ouvido para crer com firmeza. Creio em tudo o que disseste ó Filho de Deus; nada mais verdadeiro que esta palavra de verdade. Na Cruz estava oculta a divindade, mas aqui se esconde também a humanidade; creio, porém, e confesso uma e outra, e peço o que pediu o ladrão arrependido. Não quero as chagas, como Tomé as viu, mas confesso que sois o meu Deus. Fazei que eu creia mais e mais em Vós, que em Vós espere, que Vos ame. Ó memorial da morte do Senhor! Ó Pão vivo que dais a vida ao homem! Que a minha alma sempre de Vós viva, que sempre lhe seja doce o vosso sabor. Bom pelicano, Senhor Jesus! Limpai a mim, imundo, com o vosso Sangue, Sangue do qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro. Jesus, a quem agora contemplo escondido, rogo-Vos se cumpra o que tanto desejo: que, ao contemplar-Vos face a face, seja eu feliz vendo a vossa glória. Amém. (façamos breve momento de silêncio para meditar sobre esta oração)
Leitor 1. Senhor Jesus Cristo, altar e vítima, tu te ofereces ao Pai em sacrifício e pelo teu sangue redentor, nos purificas das nossas culpas e nos reconcilias com o Pai.
T. “O ardor sacrifical que te impulsiona a te doares até o aniquilamento, inflame em nós o mesmo anseio e rompa com vigor toda a estreiteza.
Leitor 2. “Temos, portanto, um grande e Sumo Sacerdote que está nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé. Porque temos nele um pontífice capaz de compadecer-se de nossas fraquezas”. (Hb 4,14-15).
T. “Queres unir intimamente contigo, todos os membros num só corpo, para que sejam como irmãos e irmãs que junto ao altar se encontram”.
Leitor 3. Queremos pedir-Te pelos nossos sacerdotes, nossos pastores e guias, nossos evangelizadores e santificadores, nossos intercessores junto de Ti, para que sejam fiéis ao dom do sacerdócio que receberam e vivam apaixonados por Ti, Jesus Sacerdote, e pelo Povo de Deus que Tu lhes confiaste. Fazei-os santos, humildes e pobres de coração, castos e obedientes à Mãe Igreja.
T. Fazei-os verdadeiros «bons pastores» e «bons samaritanos». Que sejam testemunhos vivos do amor do Teu Coração, que conduzam o Povo de Deus com sabedoria e misericórdia, que vivam apaixonados pela Palavra e pela Eucaristia, que tenham gosto em administrar os sacramentos, que sejam contemplativos e homens de profunda oração,
Leitor 1. Que não lhes falte o amor e dedicação aos pobres, aos doentes, aos marginalizados, aos que sofrem.
T. Fazei-os alegres e felizes na vivência do sacerdócio.
Leitor 2. Ampara, Senhor Jesus, os mais idosos e os mais doentes, os que se sentem mais cansativos ou desanimados.
T. Protege-os nas suas dificuldades, fortalece-os nas suas fragilidades. Sê Jesus, amparo, refúgio, para que animados pelo sopro do Espírito tenham o coração abrasado pelo fogo do Teu amor.
Canto:
1.O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande ceifar. A ceifar, o Senhor me chamou, senhor, aqui estou! Senhor aqui estou!
Vai trabalhar pelo mundo afora! eu estarei até o fim contigo! Está na hora, o Senhor me chamou, Senhor, aqui estou!
2. Dom de amor é a vida entregar, falou Jesus e assim o fez. Dom de amor é a vida entregar, chegou a minha vez!

Prece Final
D. Senhor Jesus, presente neste augusto Sacramento, nós vos agradecemos por esta vigília de Oração em que transformamos em um clamor pelas Vocações. Vós que nos iluminais e congregais em torno do vosso Altar e nos fazeis entender melhor o nosso chamado à santidade, dentro deste Tríduo Pascal.
Leitor 1. Oferecemos-vos, ó Senhor, esta última prece em agradecimento por todos os cônegos que deram o seu SIM ao vosso Reino de amor na história da Igreja por todos estes anos. Muitos homens e mulheres conseguiram ser santos.
Leitor 2. Por isto, nós vos pedimos, que não deixe de enviar santas vocações a esta Ordem. Os vocacionados que vierem não visem prazeres pessoais, glórias, bens materiais ou vida fácil. Enviai a esta Paróquia homens santos e santos cônegos. Para que a vossa Messe não seja abandonada pela falta de alimento espiritual e vigia pastoral da parte de vossos consagrados.
T. Não permitais ó Senhor que nenhum indigno suba os degraus de nossos presbitérios! A Exemplo de Santo Agostinho, nossos cônegos tenham uma vida santa de oração, de fraternidade, de concórdia, de amor pelos estudos, sejam homens de intimidade com a Palavra, amantes da liturgia e sensíveis com o sagrado. Só isto vos pedimos Senhor e isto nos basta: Senhor, Dai-nos padres santos!
Canto: de despedida.
Chegamos ao final deste momento diante de Jesus. Vamos descansar bem, para amanhã estarmos na igreja Matriz rezando a Via-Sacra!  Deixe esta folha no banco.

Nenhum comentário: